Igreja de S. Pedro em Melides

Em 1690, a ermida de São Pedro subiu à condição de igreja paroquial tendo, consequentemente, a igreja de Santa Marinha perdido esse estatuto sendo remetida à condição de ermida.

No livro do registo de óbitos de Melides, com a cota PGDL03-003-00002-m0138, o padre Francisco Nogueira Abelho de Valadares, inscreveu a seguinte nota imediatamente antes de proceder à elaboração do registo do primeiro sepultamento realizado na igreja de São Pedro:

A primeira sepultura sendo freguesia a Jgreia de são pedro e por lembrança fis este termo.

O assento em questão é o seguinte:

Aos doze dias do mês de agosto de mil e seis sentos e nouenta faleceo pedro Cristouão da corte con todos os sacramentos foi enterado na Jgreia e freguesia de são pedro e por uerdade fis este assento oie dia mes era ut supra.

Francisco Nogueira Abelho de ualadares

Informações cedidas pelo Setor de Museu e Património Cultural da C.M.G.